Continuação da última aula:
Escrever para internet é:
- texto
- áudio
- vídeo
- foto
O texto não é um todo, mas sim uma parte. Ele indica apenas uma parte pois outros elementos fazem parte, como fotografia, áudio e vídeo.
Na internet não se pode priorizar apenas um elemento, diferente das outras midias.
A foto não é apenas uma imagem, é um meio visual.
Info graficos podem ter fotos, textos, imagens e etc. As pessoas o usam como forma complementar na midia impressa, mas na internet o infografico pode ser uma reportagem, e pode até vir sozinho, sem o texto anexo.
São os info graficos que mostram (simulam) acidentes de aviões são exemplos de como eles podem ser usados na internet.
A instantaneidade é um olhar diferente de jornalismo, tudo está ao alcance de forma rápida, instantânea.
A comunicação de muitos para muitos é uma via de mão dupla, pois todos são receptores e todos são emissores.
O receptor ativo tem como arma o "clique". Toda mídia tem que empurrar (push), mas na internet é o contrario, por que o internauta tem o poder de escolha, então ao invés de empurrar conteúdo, o certo é ela atrair.
Uma das maneiras para atrair é a narrativa, ela tem que ser atrativa para quem está lendo, é assim que se prende a atenção do receptor, narrando temas interessantes.
O receptor tem o poder de escolha, ele escolhe o que quer ver, e este poder se torna fundamental. Essa escolha pode ser, talvez, ver o mesmo conteúdo em mídias diferentes e a internet possibilita isso. Ver a mesma noticia em vídeo e texto ao mesmo tempo, ou áudio e fotografias e etc.
Abraços povão!
0 comentários:
Postar um comentário