CARACTERÍSTICAS DO JORNALISMO ONLINE
- Instantaneidade: 1. trabalho em tempo real; 2. é focado em texto + foto; 3. possibilidade de mudanças (correções).
- $$$$$ - custo de produção e veiculação: 1.foco no texto e foto; 2. mercado passa a exigir profissionais qualificados; 3. passa a exigir equipamentos mais complexos.
- Fisiologia: 1. texto: vídeo / gráfico / infográfico; 2. consideração de design; 3. organização de conteúdo de forma atrativa e que favoreça o conteúdo; 4. ligada ao processo de leitura do monitor.
- Receptor ativo: 1. determina o sucesso ou o fracasso de um produto; 2. em atividade a todo instante; 3. atividade, escolha, atração; 4. audiência busca a informação de maneira mais ativa; 5. mídia deve puxar o interesse e a atenção do internauta.
- Acessibilidade: 1. acesso a vários tipos de conteúdo, de várias datas; 2. banco de dados; 3. disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 12 meses ao ano.
- Comunicação de muitos para muitos: 1. todos são receptores e emissores.
- Dirigibilidade: 1. fala direto com o internauta; 2. dirigidos a um determinado público.
- Pessoalidade: 1. relação direta com a interatividade; 2. comunicação se torna mais pessoal.
- Hipertexto: 1. permite que o usuário se movimente mediante as estruturas de informação do site de forma não linear; 2.maneira natural de processar a informação; 3. trabalha com a mente humana, com associação de idéias.
- Não-linearidade
- Interatividade: 1. grupos de discussão, correio eletrônico; 2. troca de mensagens; 3. possibilidade de escolhas, de ver, de discutir; 4. a organização não está falando apara uma pessoa, mas sim conversando com ela.
- Multimídia: 1. ato de escrever torna-se mais variado, diferente; 2. misturas de narrativas; 3. cada fato impõe uma forma de escrever.
Escrever para a internet é:
- audio
- texto
- video
- foto
Bom, é isso ai pessoal!
Abraços.
0 comentários:
Postar um comentário